sexta-feira, 13 de março de 2009

Uso positivo e negativo da Internet


Com os avanços tecnológicos, inclusive com o uso da Internet, tem havido muitas facilidades no meio educacional, porém, a ferramenta destacada acima, também pode ser usada de forma negativa.

Em se falando de negatividade de aplicação da Internet podemos citar o grande problema causado por vírus que infectam as máquinas utilidadas por usuários que merecem e precisam de crédito enquanto usuários e da ferramenta evidenciada para facilitar seu trabalho e melhorar a vida de muitas pessoas.

Os vírus se espalham através de e-mails enviados por pessoas desocupadas e maldosas com o simples propósito de atrapalhar a vida dos usuários da rede.

Outro uso negativo da ferramenta é a acomodação de alunos que não querem mais ter o trabalho de estudar, pesquisar, refletir e produzir seus próprios trabalhos e acabam recorrendo a alguns sites que já trazem tudo pronto. Alguns alunos não se preocupam nem em fazer uma nova digitação do trabalho encontrado, às vezes entregam aos professores na mesma página que encontraram na Internet, apenas fazem uma impressão.

Mais Internet não é só problema, aliás, é mais solução do que problema, pois através dela podemos ter acesso a informações variadas de forma rápida e eficiente e, de certa forma para quem é comprometido com o crescimento educacional ela nos impulsiona a ler, pois a leitura na tela de um computador se torna mais agradável do que buscar nas páginas de um livro, isso nas pesquisas rápidas, é claro que devemos continuar lendo bons e muitos livros.

Além disso, nós professores, podemos sair da rotina do quadro e do giz e diversificar nossas metodologias inserindo o uso da ferramenta em questão.

Mais a Internet não veio facilitar somente a vida dos professores e dos alunos nas salas de aula. Ela veio também tornar menos demorada a permanência dos usuários do sistema bancário nas enormes filas, modernizar o sistema de compra e venda no comércio de modo geral e tornar mais eficiente a comunicação entre pessoas do mundo inteiro conhecidas ou não.

Estes são alguns dos usos positivos da Internet, é claro que há muitos outros.

Hoje, acredito que a Internet faz parte da vida de milhares pessoas. Eu uso há mais de três anos e, no começo eu resistia, porém chegou uma hora que eu tive que me adequar a essa tecnologia e cada dia que passa eu tenho me aperfeiçoado cada vez mais e me tornado uma usuária com uma freqüência razoável.

Usem esta ferramenta para facilitar seus trabalhos e torná-los mais ricos em conhecimento. Não façam uso negativo da mesma.


Nenhum comentário:

Postar um comentário