terça-feira, 3 de março de 2015

Quando a leitura é levada a sério

Sabemos que a leitura é base para o desenvolvimento de competências linguísticas, porém a maioria dos alunos detestam fazer leituras.

Por que será que a maioria dos alunos se recusam a fazer uma leitura?

Por que será que parte dos que lêem não conseguem fazer uma boa leitura?

E ainda, por que será que muitos dos que lêem não conseguem entender a mensagem transmitida nos textos lidos, transmitir essa mensagem oralmente a outras pessoas e muito menos produzir um bom texto?

Pronunciar uma palavra escrita é muito fácil para aqueles que já conhecem os sinais gráficos, porém ler vai muito mais além, até porque nos textos não temos somente um amontoado de palavras e sim mensagens, às vezes escondidas nas entrelinhas. Daí a necessidade de ler com prazer, com objetivo e de saber realmente ler respeitando a pontuação, a entonação de voz e pronunciando corretamente as palavras.

Acredito que, a partir do momento que os professores pararem para pensar uma metodologia voltada exclusivamente para o desenvolvimento da leitura poderemos encontrar as respostas para as perguntas anteriores.

E, quando isso acontecer estaremos levando a leitura a sério, valorizando o desenvolvimento das competências linguísticas e levando os alunos a ter o desejo de ler, ler por prazer, adquirir o hábito da leitura e crescer intelectualmente a ponto de compreender



Nenhum comentário:

Postar um comentário